Como captar patrocínios para o seu evento esportivo?
Dicas essenciais que vão elevar o nível do seu projeto.
6/11/20252 min read


Para ser bem-sucedida, a captação de patrocínios no esporte precisa ir além das apresentações genéricas para as marcas. Trata-se de uma prática estratégica que exige leitura de cenário, posicionamento claro e excelência na entrega.
Se você tem um projeto que precisa de patrocínio, este texto é para você. Aqui, você encontra um checklist do que é fundamental para atrair patrocinadores de destaque para o seu evento.
O primeiro passo é ser um bom observador. Acompanhe a movimentação das marcas, campanhas recentes e o público-alvo desejado por cada uma. As empresas deixam pistas relevantes sobre seus interesses, mas é necessário estar atento para fazer uma abordagem assertiva.
Em seguida, é o momento de criar uma proposta de valor clara e personalizada. Embora o esqueleto do projeto já esteja montado, é importante demonstrar, em sua abordagem, por que a oportunidade é única para aquela marca.
Lembre-se de que o patrocínio é um investimento. Portanto, ter métricas de retorno e comprovações de desempenho do projeto é cada vez mais necessário para conquistar a confiança dos potenciais clientes.
A prospecção exige planejamento. Faça uma análise minuciosa do seu mercado, dos concorrentes e dos potenciais parceiros. A abordagem personalizada e individual traz muito mais retorno do que o disparo de comunicações em massa.
A venda é apenas o começo, mas a grande diferenciação dos patrocínios está na entrega. Garantir que o patrocinador se sinta valorizado e buscar constantemente superar suas expectativas é o que separa os projetos pontuais das parcerias de longo prazo.
Em um patrocínio, a marca e o evento devem manter uma comunicação integrada. A associação entre os dois, com ações que geram valor ao público, é o que potencializa os resultados da exposição.
Se quiser captar com mais eficiência, outra dica importante é olhar para fora e entender o que os eventos vistos como referência estão fazendo. Converse com outros organizadores, busque benchmarks de outros países e, consequentemente, seu projeto vai mudar de patamar.
Caso precise de ajuda para estruturar uma proposta de valor assertiva e oferecer o seu evento ao mercado, fale com a Outsponsor. Somos uma agência especializada em patrocínios e podemos ajudar a impulsionar o seu projeto.