Ingressos sobrando e patrocínios milionários

Desafios e Consquistas da Fifa no Mundial de Clubes

André Lara

6/18/20252 min read

Faltando poucos dias para o início do Mundial de Clubes, a Fifa anunciou uma redução nos valores dos ingressos. Com pouca procura pelos jogos, algumas partidas têm sido disputadas com muitos assentos vazios.

Apesar disso, a Fifa celebra o retorno financeiro obtido com a venda dos patrocínios do torneio. Ao todo, nove marcas marcam presença na primeira edição: Hisense, Bank of America, AB InBev, Coca-Cola, Visa, Motorola, Qatar Airways, PIF e Betano.

Cada contrato gera ao menos US$ 100 milhões para a Fifa, o que possibilita que o torneio tenha uma premiação histórica de US$ 1 bilhão. O valor é muito superior ao da Copa do Mundo de 2022, que distribuiu US$ 440 milhões ao todo.

O primeiro contrato foi fechado em outubro do ano passado, com a Hisense, após pressão dos clubes europeus pela falta de orçamento para a competição. Normalmente, os patrocínios para grandes competições são fechados com uma antecedência maior, o que torna surpreendente o sucesso da captação para o torneio.

A proposta do novo Mundial é ser um torneio mais meritocrático e inclusivo, dando oportunidade para diferentes clubes e envolvendo múltiplas nações. São 32 equipes participantes, em comparação com os sete clubes da antiga Copa Intercontinental.

As disputas estão ocorrendo em 11 cidades dos Estados Unidos, em uma espécie de "treino" para entender o comportamento do público na Copa do Mundo de 2026. O formato com 32 clubes segue o mesmo da Copa, sendo disputado a cada quatro anos.

A Fifa introduziu nesta edição algumas inovações que podem servir como modelo para outras competições: árbitros com câmeras corporais, VAR em tempo real nos telões, bola com chip para auxiliar nos impedimentos, substituições via tablet e impedimento semiautomático foram as principais novidades implementadas.

Apesar das polêmicas, as transmissões já alcançaram mais de 50 milhões de telespectadores no primeiro final de semana, colocando o SporTV na liderança da TV paga. Os números foram destaque em diferentes regiões do Brasil, garantindo ao canal sua melhor audiência diária desde a Copa América e a Eurocopa de 2024.