O Fenômeno das Redes Sociais
Como João Fonseca cresceu 561% nos últimos seis meses no Instagram
Andre Lara
6/26/20251 min read


João Fonseca vem se destacando no cenário mundial do tênis após conquistar torneios juvenis e vitórias contra grandes jogadores do circuito. Além do crescimento nas quadras, o atleta ganhou 914 mil seguidores no Instagram entre dezembro de 2024 e maio de 2025.
No TikTok, possui uma taxa média de engajamento de 13,3%, muito acima do padrão para perfis com um volume parecido de visualizações. Entre os tenistas sub-21, João lidera com folga o ranking de popularidade nas redes.
O posicionamento do atleta atrai grandes patrocinadores. Com apenas 18 anos, já tem entre as marcas parceiras a Rolex, On e XP Investimentos.
Junto com o sucesso, João também tem um grande obstáculo: superar as expectativas do povo brasileiro, há anos carente de um grande ídolo nacional. Outros atletas já viveram a mesma situação, que exige disciplina e inteligência emocional.
Em fevereiro, se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um ATP. Com quatro conquistas no currículo, João supera em número de títulos Djokovic, Federer e Nadal na mesma idade.
Apesar dos grandes resultados, é necessário ter paciência com a evolução do tenista, tendo em vista o cenário competitivo da ATP. No esporte, há fatores que fogem do controle dos atletas.
Para os patrocinadores, a alta exposição e engajamento são ativos valiosos. Em uma era em que as marcas buscam maior conexão emocional com os consumidores, João se consolida como principal influenciador do tênis no Brasil.
Tem interesse em expor sua marca no esporte? Conheça a Outsponsor e faça um diagnóstico para entender qual a melhor estratégia para o momento da sua empresa.